20 junho 2012

[Resenha] Diário de um Anjo, de Mandy Porto

Diário de um Anjo
Título: Diário de um Anjo
Autor: Mandy Porto
Editora: Novo Século
Páginas: 301
Nota:  3.5



Elizabeth sempre soube que era diferente, mas a certeza disso acontece no seu aniversário de 18 anos, descobrindo que seu pai era um Anjo. E ainda por cima descobre que ela mesma é um Anjo depois da visita de seu protetor lindo chamado Luke. Com o passar dos dias Elizabeth descobre mais sobre seu novo mundo e que em um dia próximo uma guerra irá acontecer entre Anjos e demônios. Será que ela vai conseguir ajudar na guerra? E será que vai sobreviver? Irá encontrar o seu grande amor entre tanto caos? Elizabeth conta tudo em “Diário de um anjo”.






Diário de um Anjo conta a estória de Elizabeth, uma garota de 18 anos que acaba de descobrir a verdade sobre sua origem: ela é um anjo. A partir daí, seu anjo da guarda começa a guia-la, ajudando-a a se adaptar em sua nova vida, entretanto, quando forças do mal começam a rodeá-la, eles precisam juntar forças – junto com os Anjos – para combater os demônios. Entre tanto caos, um amor surge.

Confesso que estava esperando por esse livro há mais de um ano, e quando tive oportunidade de compra-lo pelo Submarino, não deu outra! Um pouco mais de cinco dias, ele chegou. E posso dizer que simplesmente devorei o livro. Li em apenas três dias, pois eu estava fazendo provas. Ok, vamos para o livro. Não restam dúvidas que Diário de um anjo tinha TUDO para dar certo: matança de demônios de forma grotesca, um mitologia muito boa, e um romance muito bom, no entanto, não foi o que realmente aconteceu. Creio que como eu estava ansioso para lê-lo, quebrei a cara.
É o segundo livro da Mandy que leio (resenha de Sussurros de uma Garota Apaixonada, o primeiro que li), e posso perceber que nesse primeiro livro ela usou uma narrativa extremamente fragmentada, confusa em determinado momento (houve um trabalho pobre do editor); erros de concordância – principalmente no quesito Vocativo, o que atrapalha um pouco; o emprego de vírgulas estava exagerado, e, por fim, a revisão. Encontrei alguns errinhos ao decorrer do livro, nada que possa prejudicar. Creio que Diário de um Anjo não estava pronto para ser publicado, já que há coisas que não concordei com o que aconteceu. Havia partes desnecessárias, falas infantis, e muito “Eu te amo”, “Não vivo sem você”, “Nunca te deixarei”, por parte de Elizabeth e Luke (seu anjo da guarda) – e isso soou um pouco forçado demais.
Os personagens criados pela Mandy são cativantes e sensíveis, até. Mas o que me incomodou é como Luke passa de um anjo durão a um anjo completamente apaixonado – nada contra, é claro – apenas achei um pouco abrupto demais. Percebi que Porto focou muito nas crianças, e isso é aceitável até certo momento. Até certo momento, para quem leu sabe do que estou me referindo, não é? Houve uma deficiência na construção dos anjos, ou seja, os Tronos, eles deveriam ter mais espaço na estória, e não apenas uma aparição de vez em quando. Falando em deficiência, outro ponto grave é sobre as fadas. Acredita que só aparece uma ou duas fadas no decorrer de toda a estória? Pois é. E elas são pouco exploradas. Caleb e Noah, pai e filho, tiveram papel importante já que o pai é um feiticeiro. Lilith, o famoso demônio, tem participação efetiva na estória, e foi ela que se salvou – uma das únicas – na questão de personagens. E, por fim, Elizabeth, eu notei que a protagonista carrega muito da escrita, o que é muito bom! É viciada em Crepúsculo e Harry Potter, adora seriados, e é uma garota forte. Pontos para a Mandy.
Como falei acima, o romance de Luke e Elizabeth acontece do nada. Tipo, do nada. E são diversas declarações de amor. Como um anjo tão marrento se transforma em um cara tão apaixonado? Perguntei-me durante a leitura. É um livro apenas, então tudo pode acontecer.
Durante o livro, o leitor pode perceber diversas cenas e acontecimentos desnecessários; eu até perguntei: A Mandy pirou? Acho que com uma boa revisão e um bom editor, cujo apontasse os “erros” que ela tinha cometido o livro ficaria ótimo, pois Diário teve uma grande parte de cenas desnecessárias. Não vou dizer quais são porque senão serão spoilers.
Embora o livro tivesse de tudo: bruxos, anjos e fadas, algo não se desenvolveu bem. E isso é claro. Entretanto, Diário de um Anjo é uma obra boa, não passa disso. Dei muitas risadas com Elizabeth, me apaixonei com alguns trechos românticos e vibrei com as mortes toscas de demônios, e isso me fez querer mais e mais! Mas, por esses pequenos problemas, ele não leva cinco estrelas. Já li Sussurros de uma Garota Apaixonada, da mesma autora, e posso dizer que é melhor, embora a narrativa continue simples e, em certos momentos, fragmentada. Estou ansioso sim, pela continuação, A Filha da Escuridão, que está sem previsão de lançamento. Espero que a Mandy tenha mais cuidado nos próximos livros, e sei que ela terá, para que eles sejam ainda melhores. E entendo que é o primeiro livro dela, e primeiro livro é uma coisa muito imatura, tiro por experiência própria.
Diário de um Anjo, embora esses pequenos erros, é um livro cativante, viciante e cheio de reviravoltas impressionantes! Se você está querendo um livro sobre demônios, de mortes grotescas e um romance leve, leia Diário de um Anjo – O Despertar de um Novo Ser. 

4 comentários:

  1. Estava quase convencida a ler. Quero dizer, tem anjos, romance, luta e tudo mais. Mas parece que era muito bom pra ser verdade. Desisti exatamente na parte do romance forçado, com "Não sei viver sem você" (meu Deus, como odeio isso D:). Também me pergunto como as pessoas (ou anjos, tanto faz) mudam assim radicalmente de uma hora pra outra. E daí em diante a vontade de ler só foi diminuindo, até finalmente chegar a zero. Não sei se eu terminaria de lê-lo se desse de cara com tudo isso.
    Beijos.

    http://www.ultimoromance.com/

    ResponderExcluir
  2. Todas as resenhas que vi desse livro me desapontaram.

    A capa é tão linda que se eu o visse numa livraria antes de conhecer a história por meio de resenhas, teria comprado.

    De qualquer forma, todo escritor vai se aperfeiçoando com o tempo, aposto que virão muitos outros livros ótimos da autora!!!

    Beijos
    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  3. o livro parece um pouco contráditório, um romance meio meloso com uma matança de demonios, um anjo marrento que vira meio bobo apaixonado..^^' achei a mistura de seres legal, feiticeiros, fadas, anjos, mas acho que não leria não...

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  4. alguém sabe se tem esse livro pra ler online?to QUERENDO ler

    ResponderExcluir