23 março 2012

[Resenha] O Beijo das Sombras, de Richelle Mead

 Título: O Beijo das Sombras
Autor:  Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 320
Nota:  5/5



Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? 




O Beijo das Sombras é o primeiro livro da série Academia de Vampiros. Abandonando todo o clichê de vampiros, Academia é uma série original, com personagens impactantes e de tirar o fôlego.

Rose vive num mundo de vampiros (sanguinários, é lógico), e tem dois grupos com uma rivalidade que ultrapassa séculos: os Moroi e os Strigoi. Nesse mundo perturbado a qual ela vive, descobrirá segredos que jamais foram revelados, e aventuras pra lá de boas.
A escrita de Richelle Mead é única, ela não amassa com trechos longos, cansativos, e cada capítulo parece dar uma reviravolta surpreendente. Tudo isso com apenas algumas páginas, as quais se transformam em algo bastante proveitoso. Richelle também acertou, além da escrita e da história, os personagens por ela inventados; Rose é a típica garota revoltada que não tem uma reputação muito boa, para não dizer negra, ri diversas vezes com o jeito dela de agir e de pensar – mas como não rir? Além de Rose, os personagens secundários têm um papel fundamental em toda a trama, e todos eles tem sua própria história.

Outro fator que eu gostei bastante foi o romance que ela criou entre Rose e Dimitri, e sério, muitas vezes eu queria bater nos dois! (principalmente nele). Vemos que Rose sofre por ele desde o início do livro, mas não vá pensando que ela fica pelos cantos chorando e se castigando à toa, muito pelo contrário, ela demonstra ser forte na frente dele. Mas, como sabemos livro que não tem romance não é livro (pelo menos para mim), a parte em que eles ficam é bem detalhada, e romântica.

As aventuras vividas pela protagonista e sua protegida, Liss, isso é um caso a parte. O que achei muito bom no livro foi à ligação que uma tem com a outra, fazendo assim, Rose sentir tudo o que Liss sente; ouvir tudo o que ela pensa... Enfim, são tantos acontecimentos que fica até difícil de citar alguns, por isso, escolhi os melhores.


Para você que está interessado em um livro de vampiros e que fuga totalmente da modinha clichê que se instalou no mundo, corra e leia O Beijo das Sombras.   

4 comentários:

  1. Academia de vampiros é uma série que futuramente irei ler!
    Tázio adorei o que você escreveu "Para você que está interessado em um livro de vampiros e que fuga totalmente da modinha clichê que se instalou no mundo, corra e leia O Beijo das Sombras."Fico me imaginando por que as pessoas gostam tanto de modinha?Existe livros tão bons e o povo persiste em ler modinha!KKK
    Ótimo texto!
    Beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uauuu, realmente de tirar o fôlego!!!! Mas um pra aumentar a minha lista, onde vai parar, kkkkkk
    Adorei a resenha, pois romances complicados é comigo mesmo, adoooorooo!!!
    Parabéns, muito bacana mesmo.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Olá Tázio!
    Sempre tive interesse em ler a série Academia de Vampiros,amo livros sobrenaturais principalmente os vampirescos.Adorei a resenha.
    Se puder passa lá no blog tem post novo,O Baile dos Deuses da Nora Roberts http://roubando-livros.blogspot.com.br/2012/03/resenha-o-baile-dos-deuses.html#more
    Bjos Fabi

    ResponderExcluir
  4. Tenho que parar com esse preconceito com a Mead ;x E olha que eu nem tenho motivo para tanto. Será que eu dou uma chance? O Submarino vive me oferecendo oportunidades de ler com essas promoções doidas AHAHAHAHA.
    Um dia, um dia eu consigo deixar tudo de lado e me jogar de cabeça nessa série também.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir