18 março 2012

[Resenha] Bios, de Luiza Salazar

BiosTítulo: Bios
Autor: Luiza Salazar
Editora: Underworld
Páginas: 326
Nota:  5/5
 




Quando Liz abre os olhos, ela se vê nas ruínas de uma cidade. E como se isso não fosse assustador o suficiente, tem mais um detalhe: Ela não se lembra de nada. Completamente perdida e sem nada além de uma mochila com alguns itens pessoais, Liz logo é resgatada por um grupo de adolescentes com ela, apenas para descobrir que eles são refugiados em um mundo onde ser humano é um crime. Uma grande corporação conhecida como O Instituto, responsável por criar vida artificial – no chamado Projeto Bios – está caçando os humanos restantes sob o pretexto de que eles são selvagens e instintivos demais para serem livre. A medida que passa tempo com estas pessoas, perturbada por fragmentos de memórias que não consegue conectar, Liz logo começa a suspeitar que o item do seu passado, aquele que ela não consegue lembrar, pode ser o segredo para a acabar com a guerra. E que o Instituto vai fazer de tudo para ver esse segredo – e ela – enterrados para sempre.  


O livro Bios é uma distopia, a qual os seres humanos estão sendo erradicados pelo Instituto – o qual está fazendo seres humanos artificialmente, e matando os “originais”, por assim dizer. Liz abre os olhos os olhos numa cidade destruída, onde não há absolutamente nada a não ser prédios em ruínas. Logo ela encontra um grupo de adolescentes, e é levada para a Área 2, onde os seres humanos que ainda restam estão refugiados. Ao passar do tempo, Liz vai se recordando das suas lembranças, e, a partir daí, só ela pode fazer o próprio destino, e saber os segredos que estão enterrados, mesmo que seja um perigo enfrentar o Instituto.

É nesse embalo de emoções e descobertas que Bios se desenrola de uma maneira que faz o leitor não querer largar o livro e sentir seu coração sucumbir de maneira frenética. Com uma leitura ágil e extrovertida, Luíza Salazar soube fazer um caminho tortuoso em uma trama distópica original.

Eu já tinha lido Os Sete Selos da mesma autora – mas não me satisfez. Bios estava jogado na minha prateleira há muito tempo, e por impulso, resolvi ler. Acho que foi uma das melhores surpresas nesse início de ano que já tive. Não é apenas a trama original que é envolvente, os personagens são marcantes, e parece que querem seguir seus próprios rumos de maneira independente.

A escrita da autora é impecável, ela sabe prender o leitor (como aconteceu comigo) de uma maneira surpreendente. E vou logo avisando: quando pensamos que Bios está aquela coisa “morna”, se prepare por que a autora prepara um maremoto. Quase todos os capítulos têm aquela sensação de quero mais por causa do clímax.  

O clímax é um ponto chave que predomina todo o livro: “o que Liz tem haver com o Instituto?”; “O que eles querem com ela?”. Acho que esse foi a “tacada” da autora, e ela mandou muito bem. Todas as perguntas são respondidas sem pressa, mas de forma intensa.

O romance que tem no livro não é algo meloso, mas carinhoso. Gostei muito de como foi escrito, e de como Liz e Liam se comportaram durante esse relacionamento.

Como todos os livros têm seus lados negativos, esse não seria diferente. Após tantos elogios, partimos para a parte que não me incomodou muito: os erros ortográficos. Acho que a editora deve ter mais cuidado com esses livros tão bons. E outra coisa que não gostei foi o final, por que foi muito rápido. Qual o destino de tais personagens? Como terminaram? Morreram? Esses fatores pouco importaram, mas era bom à autora ter dado um final merecido para eles.


Bios é uma distopia completa: romance, ação, mistério... O que mais posso dizer? Eu amei esse livro apesar dos pontos negativos. Esse livro veio para mostrar que muitos livros nacionais têm um grande potencial, basta olhar para eles. E se você gosta de um livro agitado, compre Bios agora.   

5 comentários:

  1. Hum... Interessante maaas, já ouvi muita gente falar mal das revisões da Editora Under...
    .-.
    Tenho Sangue e Chocolate aqui, um dia leio para avaliar... suhhsas
    Quando eu tiver uma grana sobrando, compro esse livro. \o/
    Boa resenha.

    ResponderExcluir
  2. Desculpa comentar aqui meu seu twitter ainda ta me sacaneando rsrs
    Tem homenagem ao seu blog la no fleur dy lis. Da uma olhada. Beijos

    http://fleurdylis.blogspot.com.br/2012/03/feliz-dia-do-blogueiro.html

    ResponderExcluir
  3. Ah, tenho uma certo preconceito com a Under por causa de algumas experiências traumáticas que tive com os livros. Realmente, a editora peca um pouco nessa questão da revisão, mas com um pouco de vontade dá para passar cima disso. Bom, pelos menos esse era o caso nos livros que passaram por mim.
    Não sei se leria Bios, porque ele não conseguiu me "pegar pelo pé", mas isso já aconteceu também com alguns dos livros que hoje eu simplesmente amo. Mais para adiante, quem sabe?
    Feliz dia do blogueiro!
    Beijos,
    Kim.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vc sabe onde posso ler Bios - Luiza Salazar em pdf pf ? ou me enviar por e-mail bya_foreverFALLEN_1997@hotmail.com desde já obrigada ^^

    ResponderExcluir